fbpx

Nova produtividade: você sabe como é?

Nova produtividade: você sabe como é?

Você se considera produtivo quando trabalha por horas até de madrugada em um só projeto, ou emenda atividades complicadas em um expediente sem fim?

Por muito tempo entendeu-se a produtividade como, simplesmente, produzir o máximo possível. Porém, seu conceito real não é bem assim. A produtividade consiste, justamente, em fazer o máximo com menos esforço ou recursos possíveis, isso é, buscar obter os mesmos resultados minimizando custos, seja qual for sua natureza.

Ou seja: seu esforço, tempo, conhecimento, e, consequentemente, sua produção, são importantes recursos da sua empresa, o que atribui a eles um valor, e, assim como outros custos da sua empresa, ele deve ser economizado. Sabe a lei do menor esforço? É bem por aí. Porém, eficiência também não combina com pressa, e ser produtivo não significa cumprir as tarefas correndo para terminar tudo de uma vez.

O conceito de produção está ligado à quantidade. Ao ato de fazer, criar, desenvolver e trabalhar. Já a produtividade tem mais a ver com qualidade e rentabilidade. Ser produtivo é encontrar a relação custo-benefício a partir do seu ponto de vista, ou seja, do ponto de vista da empresa. Ser produtivo é otimizar.
 

E para otimizar seu processo de busca por produtividade, aqui vão três segredos infalíveis que te tornarão mais produtivo de forma leve e natural. Tome nota:

01

Enxergue tudo com mais clareza

Um dos fatores que influenciam na produtividade é a clareza em relação ao trabalho que deve ser feito. Você sabe, exatamente, o que deve fazer? Por onde começar, a quem pode pedir ajuda, o tempo necessário para cumprir cada tarefa… Tudo isso faz parte do processo, e quanto mais claro ele for para você, mais fácil será planejar sua rotina, e, assim, ser mais produtivo no cumprimento de suas pendências.
 

02

Escolha seus esforços

Nem toda tarefa é urgente. Na verdade, muitas delas podem – e devem – ser cortadas da lista. Por isso, determine suas prioridades na hora de organizar as suas pendências, e cumpra-as de acordo com a importância de cada uma em relação ao processo.

Para te ajudar, pergunte-se sobre a relevância do que você deve fazer: isso vai te ajudar a vender mais? Vai mudar a percepção de seus clientes já fidelizados? Quais as vantagens que essa tarefa traz e quanto tempo, ou quais recursos serão necessários?
 

03

Cuide de sua saúde mental

E se estamos falando da sua produção, devemos falar, também, da engrenagem principal da sua empresa: você.

A forma com que você cuida do seu negócio e da sua rotina está diretamente ligada à forma com que você cuida de si mesmo. Sendo assim, busque, primeiro de tudo, encontrar o seu equilíbrio pessoal. Sua saúde mental está em dia? Você tem se sentido tranquilo e sereno ou tem deixado o estresse tomar seu tempo mais do que o normal? Escute a si mesmo, saiba respeitar seu corpo e sua mente e entender seus conflitos, suas inseguranças e sua ansiedade. Aqui vão algumas dicas: Aqui temos dicas de aplicativos para você cuidar do seu bem-estar e aqui te ensinamos a criar uma rotina para subir o seu astral e te tornar mais produtivo e leve.
 

LEMBRE-SE:

Uma cabeça agitada, sobrecarregada e confusa não tem espaço para produzir com qualidade. Cuide-se!

 
A produtividade é uma condição que pode variar de acordo com vários fatores, como os cenários externos, nosso humor diário, a rotina sobrecarregada… Mas aplicando esses três pontos no seu dia a dia, você perceberá uma mudança na qualidade do seu trabalho e, como resultado, terá um equilíbrio maior nos seus dias.
 

Experimente mudar seus hábitos para mudar sua vida!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *