Você se considera produtivo quando trabalha por horas até de madrugada em um só projeto, ou emenda atividades complicadas em um expediente sem fim?
Por muito tempo entendeu-se a produtividade como, simplesmente, produzir o máximo possível. Porém, seu conceito real não é bem assim. A produtividade consiste, justamente, em fazer o máximo com menos esforço ou recursos possíveis, isso é, buscar obter os mesmos resultados minimizando custos, seja qual for sua natureza.
Ou seja: seu esforço, tempo, conhecimento, e, consequentemente, sua produção, são importantes recursos da sua empresa, o que atribui a eles um valor, e, assim como outros custos da sua empresa, ele deve ser economizado. Sabe a lei do menor esforço? É bem por aí. Porém, eficiência também não combina com pressa, e ser produtivo não significa cumprir as tarefas correndo para terminar tudo de uma vez.
O conceito de produção está ligado à quantidade. Ao ato de fazer, criar, desenvolver e trabalhar. Já a produtividade tem mais a ver com qualidade e rentabilidade. Ser produtivo é encontrar a relação custo-benefício a partir do seu ponto de vista, ou seja, do ponto de vista da empresa. Ser produtivo é otimizar.
E para otimizar seu processo de busca por produtividade, aqui vão três segredos infalíveis que te tornarão mais produtivo de forma leve e natural. Tome nota:
01
Enxergue tudo com mais clareza
Um dos fatores que influenciam na produtividade é a clareza em relação ao trabalho que deve ser feito. Você sabe, exatamente, o que deve fazer? Por onde começar, a quem pode pedir ajuda, o tempo necessário para cumprir cada tarefa… Tudo isso faz parte do processo, e quanto mais claro ele for para você, mais fácil será planejar sua rotina, e, assim, ser mais produtivo no cumprimento de suas pendências.
02
Escolha seus esforços
Nem toda tarefa é urgente. Na verdade, muitas delas podem – e devem – ser cortadas da lista. Por isso, determine suas prioridades na hora de organizar as suas pendências, e cumpra-as de acordo com a importância de cada uma em relação ao processo.
Para te ajudar, pergunte-se sobre a relevância do que você deve fazer: isso vai te ajudar a vender mais? Vai mudar a percepção de seus clientes já fidelizados? Quais as vantagens que essa tarefa traz e quanto tempo, ou quais recursos serão necessários?
03
Cuide de sua saúde mental
E se estamos falando da sua produção, devemos falar, também, da engrenagem principal da sua empresa: você.
A forma com que você cuida do seu negócio e da sua rotina está diretamente ligada à forma com que você cuida de si mesmo. Sendo assim, busque, primeiro de tudo, encontrar o seu equilíbrio pessoal. Sua saúde mental está em dia? Você tem se sentido tranquilo e sereno ou tem deixado o estresse tomar seu tempo mais do que o normal? Escute a si mesmo, saiba respeitar seu corpo e sua mente e entender seus conflitos, suas inseguranças e sua ansiedade. Aqui vão algumas dicas: Aqui temos dicas de aplicativos para você cuidar do seu bem-estar e aqui te ensinamos a criar uma rotina para subir o seu astral e te tornar mais produtivo e leve.
LEMBRE-SE:
Uma cabeça agitada, sobrecarregada e confusa não tem espaço para produzir com qualidade. Cuide-se!
A produtividade é uma condição que pode variar de acordo com vários fatores, como os cenários externos, nosso humor diário, a rotina sobrecarregada… Mas aplicando esses três pontos no seu dia a dia, você perceberá uma mudança na qualidade do seu trabalho e, como resultado, terá um equilíbrio maior nos seus dias.