fbpx

Dez hábitos matinais para começar o dia com o astral lá em cima

Dez hábitos matinais para começar o dia com o astral lá em cima

Você já reparou que, naqueles dias em que você perde a hora ou acorda com sequelas de uma noite mal dormida, parece que tudo dá errado em seguida? O café que derrama na mesa, o orçamento que não é aprovado, o computador que está lento demais, e uma frase que vira quase mantra: “eu não deveria ter levantado da cama hoje!”.

Acontece que a sensação de dia perdido está diretamente ligada ao seu humor matinal. Diversos estudos já analisaram a relação dos comportamentos tidos por uma pessoa logo cedo e a produtividade ao longo de seu expediente, por exemplo. E os resultados são claros: a forma com que você acorda e o que você faz pela manhã afeta – e muito – nos seus resultados ou em como você enfrenta as horas que virão pela frente, seja no humor, na produtividade ou na motivação.

Em outras palavras, nossas manhãs são capazes de ditar nosso dia, e, por isso, elas merecem atenção. É claro que muita gente tem dificuldade para acordar muito cedo ou demora um tempo para despertar, de fato, mesmo que já esteja de pé, mas a boa notícia para elas é que algumas mudanças de hábito podem trazer mais clareza e serenidade para a rotina, o que tende a tornar as noites de sono muito mais gostosas e tranquilas.
 

Anote as dicas abaixo para transformar seus hábitos matinais e fazer as pazes com o despertador e com o seu dia:

 

01

Não mexa no celular

Muito provavelmente, você vai passar o dia inteiro conectado nas notícias da internet, nas redes sociais e no seu email. Por isso, dê uma folga antecipada para sua cabeça (e para sua visão). Experimente ficar longe do celular ou do notebook por alguns minutos após acordar e você se sentirá muito mais conectado consigo mesmo, além de evitar que você entre no buraco negro das redes sociais logo cedo e perca muito tempo com isso.

DICA:

Aproveite o momento para praticar os outros nove hábitos listados aqui!

 

02

Acorde mais cedo

Você é daqueles que acorda no último minuto possível para tomar um banho, trocar de roupa e correr pro trabalho (ou, em casos de home-office, vai direto para a frente do computador na hora da reunião, sem nem tomar um café antes)? Experimente acordar mais cedo, seja uma hora, trinta ou quinze minutos.

O seu corpo terá um longo dia pela frente, e é natural que ele precise de um tempo para se conectar por completo, pegar o ritmo e começar a pensar e produzir. Seja paciente com ele.

Assim, você começa a rotina diária sem pressa e pode aproveitar sua manhã focado no momento presente.
 

03

Hidrate-se

Uma dica para a vida: tome água. A hidratação garante milhares de benefícios para nosso corpo e nossa saúde, e começar o hábito logo de manhã é como colocar combustível para o bom funcionamento da sua máquina durante o dia.

Para facilitar, você pode deixar uma garrafinha d’água ao lado da cabeceira da sua cama e tomar logo que acordar. Além de dar a partida na hidratação diária, uns bons goles de água vão te ajudar a despertar.

 

04

Arrume sua cama

Já ouviu falar que a desorganização do seu espaço influencia na organização da sua vida? Pois é. Você já deve ter experimentado a sensação de paz profunda e clareza ao arrumar seu quarto, seus guarda-roupas, e sua casa. Arrumar a cama pela manhã traz a mesma ideia.

Estender o lençol, ajeitar os travesseiros e tirar a cara de noite dormida da sua cama fará o mesmo por você. É uma tarefa simples que te fará sentir que o dia finalmente começou.

 

05

Pratique um hobby

Nosso corpo e nossa mente são a locomotiva da nossa produtividade durante o dia. É injusto, então, alimentá-los com bem-estar só depois de uma longa jornada de trabalho. Por isso, que tal já fazer algo que você gosta logo cedo?

Dedique pelo menos trinta minutos para se dedicar a um hobby, um projeto ou um desafio pessoal.

Escrever, ler pelo menos duas páginas do livro que você comprou e ainda não teve tempo de tirar da prateleira, desenhar, ou simplesmente passar um tempo com a sua família… Além de equilibrar sua rotina, você ainda movimenta seu fluxo criativo.
 

06

Medite

Já falamos por aqui que a ideia de não saber meditar é puro mito. A meditação, antes, era relacionada a mestres ou profissionais na prática, que permanecem horas a fio em concentração plena, sem pensar em nada. Mas meditar pode ser uma breve parada de cinco minutos do seu dia para prestar atenção apenas na sua respiração, ou, simplesmente, listar motivos pelos quais você é grata ou repetir afirmações focadas nos seus objetivos.

Meditar não significa manter a mente livre de outros pensamentos, mas sim deixá-los passar livremente sem que você se preocupe com eles. Em troca, você sentirá uma melhora no seu foco, na sua concentração e na sua leveza para desempenhar cada atividade do seu dia a dia.

DICA:

Listamos aqui alguns aplicativos que vão te ajudar a criar esse hábito, vale a pena tentar!

 

07

Exercite-se

Que tal colocar seu corpo para funcionar logo cedo?

Vale alongamento, yoga, dança, esteira ou bicicleta. O importante é se colocar movimento logo cedo, e, assim, ganhar um gás maior para cumprir o que vem pela frente.

 

08

Tome um banho

Nada melhor que um bom banho para renovar as energias e acordar o corpo de vez. Tomar uma chuveirada pela manhã te ajuda a espantar o sono e a sensação de refrescância e limpeza te prepara melhor para começar o dia.

Há quem diga, ainda, sobre os benefícios de tomar um banho gelado ao acordar. Embora pareça loucura, estudos mostram que o hábito estimula o sistema imunológico e melhora a circulação, além de aliviar o estresse e dar uma aparência mais saudável para a pele.

 

09

Não pule o café da manhã

Sempre ouvimos dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas não é essa a razão de citarmos este hábito aqui.

A ideia de não pular o café da manhã é se permitir tirar um tempo para nutrir seu corpo e a sua mente. É a hora de sentar, relaxar, comer algo que gosta e, simplesmente, curtir o momento.

 

10

Planeje seu dia

Aos poucos vai chegando a hora de mergulhar nos compromissos – mas agora com muito mais gás e bom-humor.

Durante ou depois do seu café da manhã, reserve alguns minutos para planejar seu dia. Defina suas prioridades, pontos de partida, problemas que requerem mais atenção e, é claro, horários de intervalo.

A manhã mais lenta te ajudará a escrever – e cumprir – suas tarefas sem pressa, com mais consciência e coerência.

Por último, mas talvez resumindo todos os outros: aproveite o silêncio! Essas horinhas da sua manhã serão preciosas para que você encare seu dia com mais calma. Estamos acostumados a viver numa rotina barulhenta e agitada, e, por isso, vale a pena aproveitar os momentos de silêncio, que fazem nossa mente se aquietar também.

Você sente diferença no seu dia quando tem uma manhã mais produtiva e tranquila? Basta manter comportamentos repetitivos para transformá-los em hábitos. Vamos tentar? Compartilhe conosco suas sensações!

compartilhe:



Um comentário em “Dez hábitos matinais para começar o dia com o astral lá em cima

Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *