fbpx

Os 5 inimigos ocultos do empreendedor

Os 5 inimigos ocultos do empreendedor

Mesmo se você é nova no mundo do empreendedorismo, você já deve ter percebido as principais dificuldades que podem aparecer no seu caminho. Burocracias, finanças, planejamentos complicados, contratações, etc…

O que talvez você ainda não tenha se dado conta é que além dos obstáculos claros, há uma série de inimigos ocultos que, de forma silenciosa, podem dificultar o processo.

Inimigos ocultos são aqueles que muitas vezes se disfarçam como pontos positivos no processo de empreender. Que nos impedem de ser vulneráveis e nos fazem achar que estamos fazendo ‘nossa obrigação’ ao lidar com eles.

 

Separamos os cinco principais inimigos ocultos na hora de empreender. Será que você convive com algum deles? Fique de olho:

01

Empreender sozinho

Calma, eu não vou dizer que deve empreender em sociedade. Eu quero falar sobre o falso pensamento de que você deve dar conta de tudo sozinha. Que empreendedores não podem pedir ajuda.

Na vida e no trabalho, nós sempre precisamos de apoio. Seja para ajudar naquela função que não é a sua especialidade, ou para ser um ombro amigo na hora de confessar angústias e conquistas que surgem ao longo dessa jornada.

Se quiser saber mais sobre isso, leia nosso post sobre como prosperar em comunidade.

02

Achar que precisa saber tudo

E assim como você DEVE pedir ajuda sempre que precisar, é fundamental entender que você não precisa saber tudo.

Muitas vezes postergamos a realização dos nossos sonhos por acharmos que não estamos preparados, e isso nos faz criar diversas máscaras para o mesmo problema (as síndromes do impostor e do eterno estudante são algumas delas), o que, no fim do dia, sempre nos leva à paralisação e à acomodação (e o sucesso vai ficando cada vez mais difícil).

03

Pressão externa

Empreender pode ser um dos maiores desafios da sua vida e é normal que você crie diversas inseguranças e pressões pessoais e profissionais sobre isso. Será que vai trazer lucro? O que será que as pessoas vão dizer? Será que eu sou capaz?

Mas lembre-se: empreender é um desafio seu e de ninguém mais. Foque no seu propósito, nos motivos pelos quais você decidiu começar e não dê ouvidos a quem não está na mesma batalha que você.

Empreender não é uma experiência fácil, mas é, com certeza, transformadora.

04

Crenças limitantes

Quantas vezes você já ouviu por aí que pessoas com dinheiro são cheias de problemas? Que são doentes, egoístas ou que não merecem estar onde estão?

As crenças limitantes são aqueles conceitos ultrapassados que ouvimos dos nossos pais, avós e conhecidos desde crianças sobre dinheiro, trabalho, relacionamentos e muitos outros temas, e que influenciam até hoje a nossa relação com esses aspectos na nossa vida.

Por isso, quando você sentir um bloqueio sobre sua forma de enxergar o seu sucesso, tente encontrar o motivo desse bloqueio dentro de você. Tente encontrar crenças limitantes que talvez estejam barrando sua realização pessoal e profissional e desconstrua esse pensamento de uma vez por todas.

Lembre-se: você é merecedora de tudo o que conquistou até aqui!

05

Falsa produtividade

O que é um dia produtivo para você? Perder horas de sono e passar várias horas em frente ao computador tentando resolver uma to-do list sem fim?

Esse conceito está errado! Ser produtivo é, justamente, fazer o máximo com menos recursos possíveis.

Sim, seu tempo e seu esforço são recursos, e valem muito! Por isso, é fundamental fazer as pazes com a sua rotina, criar to-do lists factíveis e garantir um espaço na agenda para cuidar de você.

Leia este post sobre o verdadeiro conceito de produtividade e saiba como mudar sua rotina.

Você consegue perceber algum desses obstáculos no seu trabalho? Muitas vezes eles aparecem assim, disfarçados, quase invisíveis. Mas se olharmos com atenção para os nossos hábitos no dia a dia conseguimos perceber os pontos a serem transformados para que o ato de empreender se torne como deve ser: leve, e realizador e que te conduza a uma vida plena e equilibrada.

Conte para mim se você conhece esses inimigos e como você lida com eles na sua rotina!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *