fbpx

5 preceitos para criar conteúdo que se destaca na internet

5 preceitos para criar conteúdo que se destaca na internet

Você já deve ter ouvido falar sobre milhares de fórmulas “infalíveis” para aumentar o engajamento do seu Instagram, e rm todas elas, a grande estrela é a produção de conteúdo. Milhares de ‘gurus’ da plataforma espalham a ideia de criar sempre, mas, infelizmente, muitos especialistas tomam como base modelos pré-estabelecidos.

A verdade é que o conteúdo é mesmo um dos personagens principais do seu Instagram, mas não da forma fixa e engessada de que falam certos especialistas. O conteúdo colabora com o aumento do seu engajamento por um motivo simples: antes de uma ferramenta de vendas, o Instagram é uma rede social. As pessoas estão ali para trocar, interagir, ensinar e aprender!

Quando você deixa claro que há uma pessoa por trás do seu conteúdo, você cria uma identificação mais forte com seu público, o que resulta, invariavelmente, em interação.

Ou seja: criar conteúdo não precisa ser um bicho de sete cabeças e não deve ser uma receita de bolo igual para todos os perfis de um determinado segmento.

Afinal de contas, você quer se destacar no mercado, e não ser só mais um igual a todos no mar da internet… Criar conteúdo de qualidade é também contar histórias (reais) com o objetivo (natural) de criar laços.

Ainda parece complicado? Separamos alguns conselhos para você se lembrar na hora de criar a comunicação da sua empresa através do Instagram. Salve para ter sempre à mão!

01

Seja fiel à sua mensagem de marca

Se você se pergunta por que seu conteúdo não gera interação de seus seguidores, você provavelmente não está deixando sua mensagem de marca muito clara.

De nada adianta criar modelos e estratégias de postagem baseadas em dicas externas se elas não se encaixam com o que você deseja transmitir aos seus seguidores. Confie em você e seja fiel ao que quer dizer por aí!

02

Conheça a sua audiência e defina seu tom

Com quem você está falando? Sua audiência é o seu perfil de cliente ideal? O que você acha que essas pessoas querem ou precisam ver?

Embora seu Instagram deva falar sobre você e sua marca, ele é um espaço aberto para criar relacionamentos duradouros com potenciais clientes.

Por isso, conheça a sua audiência e saiba do que ela está falando, para que seu conteúdo seja interessante à ela (mas não confunda isso com copiar os conteúdos dos seus concorrentes!).

03

Comunique sua verdade

Conteúdo é como senha de banco: pessoal e intransferível. Não se deixe levar por fórmulas que não representem a sua verdade.

O que traz a beleza das redes são as diferentes histórias e pessoas que compõem e completam as plataformas.

Fale sobre sua empresa, sobre seu processo ao empreender, sobre sua vida pessoal… Fale sobre a sua essência.

Por trás de marcas incríveis existem pessoas que inspiram e encantam potenciais parceiros, clientes e amigos…

04

Frequência é importante, mas qualidade também

Sabe aqueles conselhos do tipo ‘você deve postar toda hora porque seu concorrente está fazendo isso’? Que tal mudar seu pensamento para ‘vou postar estrategicamente de forma que faça bem para mim e meu seguidor’?

Você não precisa pensar em sete temas diferentes para explorar todos os dias da semana. Em vez disso, amplie seus assuntos e estimule conversas mais longas. Além de ser muito mais leve para a sua rotina, vai aproximar e interessar mais seus seguidores.

05

Crie por você

Reforçando o tópico anterior, não se preocupe em criar conteúdo porque seus concorrentes criam ou porque alguém disse que você deve fazê-lo.

Crie conteúdo por você, pelo seu negócio e pelo afeto que você coloca ao fazer seu trabalho todos os dias. Pense no cliente que quer e precisa te ouvir hoje!

Conectar a criação ao seu processo e à sua essência em vez de se preocupar exclusivamente com números e algoritmos tornará seu caminho muito mais leve, fácil e prazeroso.

Você sofre para criar conteúdo com frequência para as redes sociais? Qual é a sua maior dificuldade? Comente aqui para te ajudarmos nos próximos posts!

compartilhe:


Um comentário em “5 preceitos para criar conteúdo que se destaca na internet

  1. Jana Helena on

    Adorei Ana! 👏👏❤
    Tenho muito medo de abordar assuntos referente à maternidade e parecer aquela mãe dando dicas ou conselhos, mas tenho tentado nos meus posts ir melhorando isso, porém não notei diferença na minha página. 😪

    Responder

Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *