fbpx

Reels: a resposta do Instagram à febre do Tiktok

Reels: a resposta do Instagram à febre do Tiktok

Tanto se falou sobre Tiktok nesses últimos meses (nós falamos {aqui!}), que Mark Zuckerberg não ia, mesmo, deixar barato! Já ouviu falar em Instagram Reels? Pois é, lançado primeiramente no Brasil na última semana de junho, e agora já disponível no mundo todo, a função oferece um novo tipo de criação de conteúdo: vídeos divertidos, curtinhos, geralmente com músicas e dublagens. Familiar, não?

O Reels é uma extensão da função “cenas”, lançada no ano passado e reeditada agora com algumas funcionalidades a mais para conquistar a audiência da rede chinesa. Há muitas semelhanças entre as duas: filtros especiais, edição de vídeos com sobreposição de músicas e áudios, temporizador, alteração de velocidade, composição de cenas, etc.

Porém, há algumas diferenças quanto à experiência do usuário. No nosso post sobre prós e contras do Tiktok, explicamos sobre seu algoritmo mais democrático, que permite que os vídeos compartilhados sejam distribuídos também para não-seguidores. Já no Reels, os vídeos serão compartilhados principalmente para a base de seguidores do criador de conteúdo, que poderá escolher disponibilizar ou não suas postagens na aba “explorar” da rede. Essa área, por sua vez, sofrerá algumas mudanças de algoritmo, para que a seleção dos conteúdos exibidos seja ainda mais personalizada.

A vantagem do Reels, sem dúvida, é o pioneirismo. Os vídeos mais dinâmicos da função podem ser uma oportunidade de refrescar seu conteúdo, e, em se tratando de um território ainda pouco conhecido, sua criatividade pode te levar longe e te colocar em destaque.

Por ser ainda muito novo, é difícil dizer como será a aderência do público a longo prazo, mas vamos aos fatos: durante a febre do Snapchat, o lançamento dos Stories no Instagram não gerou muita interesse entre o público, que preferia a rede independente. Mas essa posição não durou muito, e sabemos por quê: aos poucos, a comodidade de poder fazer tudo em uma só rede, com a qual já estamos acostumados, acaba falando mais alto.

Ainda assim, sabemos que o Instagram sempre valoriza quem adota cedo seus novos recursos, então vale a pena incluir um conteúdo desse tipo no seu planejamento.

Você já experimentou o Reels? O que tem achado? Compartilhe suas percepções sobre a função!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *