fbpx

Prosperar em comunidade: 5 motivos para não estar sozinho

Prosperar em comunidade: 5 motivos para não estar sozinho

Você deve se lembrar que na escola ou no início da nossa vida profissional, uma das qualidades mais valorizadas nas pessoas era a capacidade de trabalhar em equipe. Talvez você se perguntasse o motivo de esse ser um fator tão importante nos tempos da escola – e talvez você ainda fosse aquele tipo de aluno que acabava fazendo tudo sozinho.

A verdade é que estar em grupo diz muito mais do que só sobre trabalho. Hoje, empreendendo, você pode ter se acostumado a dar conta de tudo sem precisar de ninguém (que você saiba), mas eu preciso te contar uma coisa: estar nos grupos certos, formados por pessoas que compartilham dos mesmos ideais que você, é o caminho certo para prosperar.

Muitos estudos confirmam as vantagens do trabalho em equipe para o desenvolvimento pessoal. É fato de que quando você lida com outras pessoas você acaba desenvolvendo um perfil mais organizado, que se comunica melhor e sabe cooperar com o outro.
 

Mas além disso, grupos profissionais são fortes aliados no processo de empreender por trazerem uma série de benefícios na forma com que você lida com o seu negócio. Separei alguns deles aqui:

 

01

Apoio

Pode ser que você ache que precisa dar conta de tudo, mas isso não é verdade. Na vida e no empreendedorismo não é seu trabalho saber sobre tudo (do ponto de vista pessoal e profissional), e você pode e deve buscar ajuda. Por isso, ter um grupo de apoio a quem recorrer quando as coisas estão difíceis é transformador e vai deixar o seu processo muito mais leve. 

02

Conexão

Pessoas conhecem pessoas que conhecem outras pessoas.

Uma das coisas mais valiosas que você pode levar para frente são as suas relações e conexões pessoais. Seus colegas de grupo podem se tornar clientes ideais, indicar profissionais quando você estiver contratando, ou oferecer um serviço que é exatamente o que você precisa. De quebra, essa relação ainda pode virar uma amizade para a vida!
 

03

Criatividade

Sem dúvida as interações sociais permitem o compartilhamento de ideias. São muitas histórias e visões juntas e isso vai refrescar seus pensamentos, te trazer mais inspiração e movimentar a sua criatividade.
 

04

Autoconfiança

Você já pensou em desistir?

Já que falamos de apoio, precisamos falar de autoconfiança. Empreender traz muitos desafios e é essencial que você se lembre todos os dias do seu propósito e do motivo pelo qual você decidiu começar.

Durante seu processo, você precisará reafirmar e fortalecer a sua certeza muitas vezes, e participar de um grupo é compartilhar e reforçar essa certeza.
 

05

Aprendizado

Cada indivíduo carrega uma personalidade particular que é fruto de tudo o que ele já viveu. Ou seja: quando falamos de comunidade, falamos de inúmeras histórias que podem ser compartilhadas.

Grupos são fontes inesgotáveis de referências. Há muitas coisas novas a aprender com as pessoas e seus costumes e experiências de vida.
 
Estar em grupo é sobre escutar mais, mas também poder falar sempre que quiser. É se abrir para a chance de conhecer novas histórias e ideias, reconhecer erros e mudar padrões e perspectivas antigas que não servem mais. Ao mesmo tempo, é poder compartilhar medos, angústias e conquistas com pessoas que entendem e apoiam seu processo.

Grupos são trocas que trazem sensações de pertencimento, aprendizado e aconchego – e esses sentimentos são cruciais no caminho de um empreendedor.
 

Você já conhece a Comunidade Empreender com Afeto?

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *