fbpx

Propósito x Ambição: porque lutar pelo que se quer não deve ser pesado

Propósito x Ambição: porque lutar pelo que se quer não deve ser pesado

O que te move no seu trabalho: seu propósito ou sua ambição? O que vem na sua cabeça quando você imagina duas pessoas diferentes: a primeira, ambiciosa; a segunda, guiada por um propósito individual?

Culturalmente, nós aprendemos que ambição tem uma conotação negativa. Aprendemos que pessoas ambiciosas são aquelas que estão dispostas a sacrificar ideias e valores por seus objetivos. Aquelas que sempre querem mais e lutam sozinhas pelo poder.

Por outro lado, há uma percepção de que buscar um propósito é coisa de quem sonha demais. É o trabalho perfeito (que nunca vai chegar) sem obstáculos, de forma fácil e ilusória.

E são dois conceitos errados.

Acontece que sonhadores podem ser verdadeiros ambiciosos. Ambição tem a ver com uma obstinação intensa para conseguir determinado plano, e se esse plano for a missão de um empreendedor, ele pode (e deve!) lutar até o fim por isso, sem que isso altere sua essência.

Ou seja, ter ambição não significa sacrificar valores, mas sim ressignificar ideias, medos e o trabalho propriamente dito. Significa querer mais por acreditar que não há limites para aqueles que trabalham com o coração.

A ambição pode ser leve. Pode ser guiada pela alma.

O propósito, por sua vez, não significa que será fácil, a começar pela sua busca, que nem sempre é um caminho aberto e iluminado. Mas é o propósito quem traz o motivo para a luta da ambição ser genuína.

A ambição guiada pelo propósito é mais forte. E um propósito ambicioso te cria asas para voar mais alto. Aonde você iria pela sua ambição? E pelo seu propósito? Responda nos comentários!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *