fbpx

Você sabe, realmente, o que é mentoria?

Você sabe, realmente, o que é mentoria?

Mentoria, no dicionário, é uma prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente durante determinado período de tempo. Talvez isso você já saiba. Ainda assim, muitas pessoas não sabem ao certo o quão valioso é fazer uma mentoria.

Mentoria é um tipo de investimento que deve ser feito por todo profissional, e principalmente pelo empreendedor, independentemente da experiência ou do tamanho da empresa.

Já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância de um mindset positivo ao empreender, para garantir que as coisas fluam de forma mais leve apesar dos desafios e das inseguranças que aparecem pelo caminho.

Pensando nisso, separamos cinco motivos para te mostrar que uma mentoria de qualidade é o melhor investimento para a sua empresa, em qualquer momento que ela esteja:

01

Pedir ajuda é libertador

Você já ouviu por aí (e por aqui) que não precisa saber de tudo, certo? Ao empreender, surgem milhares de dúvidas a todo momento. Sobre tudo. E independentemente do momento da sua empresa ou da sua experiência como profissional, vai chegar o momento de pedir e aceitar ajuda. E está tudo bem!

Pedir ajuda é libertador. É tirar um peso das costas e abrir as portas para novas ideias e novas perspectivas. Com uma mentoria, você tem sempre a quem recorrer.

02

Um olhar de fora aumenta a perspectiva

Ao pedir ajuda e se abrir para olhares externos mais experientes você ouvirá a opinião de quem enxerga a sua empresa por uma perspectiva diferente da sua e, principalmente, a visão de alguém que já esteve onde você está e cresceu.

Será que você está errando ao insistir em algum comportamento ou estratégia ineficiente? Ou será que você não tem reconhecido os pontos que precisam ser trabalhados na próxima fase da sua empresa?

Uma mentoria é capaz de te mostrar caminhos, pontos a melhorar, diferenciais a explorar, comportamentos a eliminar, oportunidades latentes… enfim. Há um mundo de possibilidades a explorar em mentoria!

03

Alguns conselhos não são tão úteis assim

Você já deve ter ouvido que “se conselho fosse bom, não seria de graça”, certo?

Existem muitas pessoas que acreditam saber de tudo e disparam conselhos não solicitados a todo momento. O problema é que nem todo mundo que está de fora tem capacidade de analisar a sua situação e trabalhar com ideias que sejam, realmente, efetivas para você. Essas pessoas se baseiam em experiências próprias, em juízo de valor, em critérios de afinidade… Mas não tem necessariamente qualificação profissional para tal.

Além de todas as angústias, conselhos mal-sucedidos podem resultar em decisões mal tomadas ou ações precipitadas que põem em risco o seu futuro como empresa. E pior, junto com ele, ameaçam o seu sonho!

04

Troca de experiências, rede de apoio e contato

A mentoria ideal se baseia na troca de ideias e experiências, mas esse relacionamento traz uma vantagem ainda mais especial: as valiosas redes de apoio e contato.

Ser mentorado é criar uma relação. É contar com alguém que tem o seu sucesso como maior objetivo, é saber que tem uma pessoa mais experiente te preparando e protegendo para um futuro mais rentável e feliz. Mentoria é ouvir instruções de quem já esteve na mesma situação que você, conhecer novas soluções e saber que tem sempre a quem recorrer durante o processo.

05

Ter um acompanhamento a longo prazo te orienta a continuar

Quantas vezes você já pensou em desistir desde quando começou a empreender? Se a resposta é nenhuma, isso é ótimo, mas se você já cogitou isso pelo menos uma vez, saiba que isso é perfeitamente normal.

Já imaginou, então, ter alguém que te impulsione a continuar? Quem enxerga a longo prazo, te orienta desde o início e sabe o que você precisa para chegar lá?

Segundo estudos, entre os profissionais adeptos à mentoria, 80% relatam aumento na autoconfiança, 73% percebem melhoras significativas nos relacionamentos e 67% sabem equilibrar melhor a vida profissional e pessoal após o processo. Imagina só?

Em linhas gerais, investir em uma mentoria é investir em conselhos de pessoas que trazem experiências, ideias e pessoas novas para o seu círculo pessoal e profissional. Ser mentorado é ressignificar a ajuda e os conselhos em prol de um crescimento genuíno.

Mentorar empreendedores é minha grande paixão e ofício que exerço com grande prazer e excelentes resultados desde 2016. A formação completa com Mentoria do Golden Club já tem mais de 100 alunos graduados e nas mentorias privadas o impacto é ainda mais significativo!

Se você tem interesse em mentoria comigo, seja em grupo no Golden Club ou individualmente comigo, me manda um direct no instagram que a gente conversa 😉

Você já passou por uma mentoria? Como foi a sua experiência? Compartilhe nos comentários!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *