fbpx

TikTok, vale a pena?

TikTok, vale a pena?

Se você não percebeu um aumento no número de pessoas que aderiram ao TikTok, você não tem prestado a devida atenção no seu feed. O aplicativo dos vídeos de dublagens e dancinhas divertidas foi um dos mais baixados durante a quarentena, batendo um recorde que ultrapassa um bilhão de downloads.

Por ser relativamente novo, muita gente ainda tem dúvida sobre a relevância, efetividade e segmentação da audiência presente na plataforma. Por outro lado, sabemos que acabamos criando um apego com as redes que usamos com mais frequência, e é sempre difícil mudar de comportamento quando surge uma novidade. E isso pode nos fazer perder oportunidades de engajamento.

Mas será que vale a pena? Como tudo no mundo virtual, é importante testar e experimentar o que funciona para cada negócio. E para te ajudar a decidir se vale a pena investir seu tempo no Tiktok, destacamos aqui os prós e contras da rede que virou febre nos últimos meses.
 

Afinal, seja como passatempo ou estratégia de comunicação, entender o funcionamento de uma rede social popular é entender os comportamentos de uma grande parcela de pessoas. Fique ligado:

 

Pro:

Não é uma rede de adolescentes

Por ser o irmão mais novo do Musica.ly, cuja aderência era mais comum entre a geração Z, o aplicativo conquistou rapidamente um público mais jovem, de até vinte anos em média. Porém, além do dinamismo clássico do mundo das redes, o isolamento social impulsionou o interesse das pessoas pela plataforma.

Com isso, houve um aumento relevante na faixa etária dos usuários, e a ideia de que o Tiktok é uma rede para pessoas mais novas não é mais verdadeira. Vale estudar a aderência do seu público em relação a ela!
 

Contra:

Não é convidativo para campanhas pagas

Apesar do crescimento da sua popularidade, o Tiktok ainda não tem sido um bom canal para promoções pagas – os anúncios ainda são caros e as campanhas já presentes na plataforma são de marcas grandes, até mesmo por meio de influenciadores da rede.
 

Pro:

Tem um algoritmo mais democrático

Os algoritmos do Tiktok são diferentes – e melhores – que os do Instagram. Enquanto na rede de Mark Zuckerberg você deve conquistar uma audiência para que seus posts apareçam automaticamente no feed, o Tiktok apresenta, em primeiro plano, as postagens de toda a rede, ainda que de pessoas que você não segue, sempre baseando-se nos seus interesses dentro do aplicativo. É como se a página principal do nosso instagram fosse, em vez do feed, o “Explorar”.

Isso permite que seus vídeos sejam vistos também pelas pessoas de fora da sua comunidade, e faz com que a sua relevância dependa de um conteúdo bem sucedido, e não de um alto número de seguidores.
 

Contra:

Os conteúdos viralizam, mas se repetem e podem acabar se perdendo

E falando em conteúdo bem sucedido, você deve ter reparado com os compartilhamentos dos vídeos no Instagram que os conteúdos do Tiktok viralizam com facilidade, mas, se não forem autênticos, correm o risco de virar banais e repetitivos. Ou seja, caso você opte por experimentar a rede, coloque sua criatividade para funcionar para criar sempre conteúdos divertidos, dinâmicos e originais.
 

Conclusão:

Já falamos aqui sobre a importância de não apostar todas as fichas da sua empresa no Instagram e explorar diferentes territórios. Pensando nisso, o Tiktok pode ser uma boa alternativa para dinamizar seu conteúdo e criar um novo tipo de contato com a sua audiência.

Porém, todas as redes sociais exigem tempo, planejamento e uma boa estratégia, e, por ainda ser novidade no mercado, o sucessor do Musica.ly exige, ainda, um bom estudo e aprendizado para entender a aderência do seu público, melhores práticas, tendências, etc. Ou seja, o aplicativo pode, sim, ser uma aposta de sucesso no seu negócio, mas é importante planejar muito bem e analisar a relação custo-benefício antes de investir seu tempo e seus recursos em um universo promissor, mas ainda pouco explorado e conhecido. Buscar a opinião do seu público pode ser um bom caminho para entender se o app vale a pena para a comunicação da sua empresa.

Você aderiu ao Tiktok nos últimos meses? O que você acha da rede? O mundo das redes sociais é muito amplo e dinâmico, e vale a pena conhecermos os territórios e comportamentos diferentes daqueles que estamos habituados no dia a dia!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *