fbpx

Você e sua empresa precisam sair do Instagram

Você e sua empresa precisam sair do Instagram

Calma, você precisa estar no instagram sim! As mídias sociais são cada dia mais importantes no crescimento do seu negócio e aumento do alcance da sua marca. Isso é indiscutível! Mas cada vez mais a gente recebe perguntas do tipo: ainda é preciso ter um site? Não posso ficar só com o instagram?
Ao que eu sempre respondo:

E se o Instagram saísse do ar amanhã? Você e sua empresa saberiam os próximos passos, ou você perderia seu único canal de comunicação com seus clientes?

A vida útil de uma rede social é muito subjetiva e incerta. Outras redes podem aparecer e tirá-la do pódio, o comportamento e os gostos dos usuários pode mudar, a tecnologia pode sair do ar, ou, simplesmente, Mark Zuckerberg pode decide focar em outros projetos e fechar o Instagram de uma vez por todas. Já pensou?

Quer um exemplo claro? Lembra do Orkut, né? Ok, caso você não seja tão velho quanto eu, fica o exemplo do irmão mais velho do instagram, o Facebook! Nos últimos 10 anos (a rede tem 16!), o seu acesso e a popularidade vem caindo em alguns países, o que, provavelmente, até ajudou a fortalecer o aumento da aderência ao instagram. Durante a quarentena, ainda, já deu para notar que muita gente se rendeu ao TikTok. O que será que vem a seguir?

Graças às redes sociais, muitos acham desnecessário investir em veículos de comunicação que estejam fora delas, deixando de lado ferramentas super úteis como email marketing e websites. Porém, essas sim, são as plataformas proprietárias (aquelas personalizadas por e para você) que vão segurar as pontas para você e sua empresa durante todo o tempo variável das redes.

Apostar todas as suas fichas no instagram é como ser aquele hóspede que mora ‘de favor’ na sua casa e se sente confortável para convidar visitas e viver como se a casa fosse dele. Isso porque a plataforma não é propriedade sua, você apenas possui um espaço emprestado para fazer parte dela e divulgar seus produtos e serviços, mesmo sem pagar nada por isso.

Isso não significa que você deve abrir mão das redes! Muito pelo contrário, ter uma estratégia coerente e eficaz nos canais onde está a maior parte do público é fundamental. A ideia é equilibrar os esforços para que seu negócio não dependa somente delas.

Enquanto as mídias sociais funcionam para ver e ser visto, os sites existem como estrutura. Lá estão todas as informações importantes sobre sua história, seus produtos ou serviços, onde podem ser encontrados, etc. É um modo permanente de marcar a presença na internet, independentemente da sua estratégia de comunicação, além de transmitir mais credibilidade e profissionalismo aos seus clientes.

Investir em um site, ainda, é uma forma de agregar diversos serviços e conteúdos à sua empresa. Que tal escrever um blog com temas que podem interessar seu público ideal, e criar mais esse canal entre vocês? Que tal trabalhar a experiência de compra do seu cliente online? Com um conteúdo interessante, claro, e que gere uma experiência agradável ao usuário, você já está uns passos na frente, e, isso combinado a uma estratégia de mídias sociais bem trabalhada será o combo do sucesso!

compartilhe:



Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *