fbpx

Você já ouviu falar em give-back?

Você já ouviu falar em give-back?

Devolver. Em tradução livre, give-back significa ‘dar de volta’. E é disso que o conceito fala. Give-back é menos sobre filantropia e mais sobre retribuição. É sobre trocar energia com todos os públicos envolvidos com a sua empresa.

Como assim?

Nós consumimos muito. Energia, recursos naturais, o tempo e espaço das pessoas impactadas direta ou indiretamente com o nosso negócio (além dos funcionários, a comunidade que vive ao redor do espaço físico, as famílias dos nossos fornecedores e tantos outros). Será que estamos fazendo essa energia circular e estamos devolvendo para o universo tudo aquilo que recebemos?

Give-back não precisa só ter a ver com dinheiro. Na verdade, um retorno bem feito é aquele que faz sentido com as necessidades de quem o recebe. Não é sobre fazer uma doação de uma quantia qualquer, mas sim de se perceber como parte de um todo e oferecer algo que possa contribuir com toda essa corrente.

Há diversas formas de praticar o ato de devolver, e a escolha de qual aplicar vai depender de cada recurso, de cada necessidade e do que você tem à disposição. Mas é muito mais simples do que parece!

 

Separamos alguns passos simples para inserir o give-back de forma leve e natural na sua empresa. Tome nota:

 

01

Ensine

Você passou por uma série de processos para chegar onde está, e com certeza aprendeu muito, direta e indiretamente, com diversas pessoas e experiências. Por que não passar esse aprendizado adiante, para aqueles que ainda não chegaram lá? Todo conhecimento é válido, e oferecer conhecimento é uma das formas mais leves e genuínas de troca.

02

Escute a comunidade impactada com o seu negócio

De recursos naturais à tempo no instagram: o que a sua comunidade está dando para a sua empresa? E o que você está dando em troca?

Saiba ouvir as necessidades da sua comunidade e busque estratégias para ajudá-los a atingir o que desejam. Muitas vezes, as empresas oferecem chuvas de benefícios aos clientes a partir do olhar do dono, sem a garantia de que serão, de fato, vantajosos para o público.

03

Faça suas pazes com a natureza

Por mais consciente que você seja sobre as questões atuais envolvendo o meio-ambiente, o mundo em que vivemos faz com que estejamos sempre devendo à natureza. E isso não é justo. Nós dependemos de recursos naturais para viver e é nossa obrigação, além de usá-los com responsabilidade, retribuir o máximo que pudermos à natureza.

QUER UMA IDEIA?

Que tal se comprometer a plantar uma árvore a cada venda fechada? Ou transformar sua empresa em uma empresa que não usa papel de forma sistemática?

 

04

Reveja seus hábitos

Falamos aqui sobre como o conceito de sustentabilidade vai além da ecologia e essa visão é muito ligada ao give-back. Observe o seu dia a dia: como você tem tratado seus prestadores de serviço, seus clientes, sua família ou qualquer pessoa com quem você interage ao longo do dia? A troca de energia entre vocês é equilibrada?

Give-back é sobre compreender que todos nós somos responsáveis por fazer a máquina do universo funcionar. É entender que não há abundância se ainda houver escassez e desequilíbrio, porque tudo faz parte de um mesmo ciclo que depende de todos nós para funcionar.

Você tem devolvido energia para o universo – e para as pessoas com quem você convive? Como a sua empresa lida com o give-back?

Conte suas estratégias nos comentários e vamos fazer uma rede de troca, retribuição e abundância coletiva!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *