fbpx

Porque você precisa saber vender e se sentir bem com isso

Porque você precisa saber vender e se sentir bem com isso

Já falamos outras vezes que o processo de vendas vai muito além do momento do check-out ou do cheque assinado. Esse processo começa lá atrás, quando a pessoa entra em contato com sua marca pela primeira vez, estabelece um posicionamento, e recebe sua mensagem e seus valores. No nosso dia a dia, estamos sempre vendendo algo, ou nos vendendo, mesmo que na nossa vida pessoal.

Sabe quando queremos convencer a família sobre um destino de férias? Quando a escolha do almoço é no restaurante italiano mas insistimos para ser sushi? Estamos sempre vendendo nossas ideias, e com os argumentos certos sobre as vantagens e desvantagens de cada opção, esse convencimento acontece.

Vender tem menos a ver com compra efetuada e mais a ver com o ato de colocar as cartas na mesa e explicar seu ponto de vista.

Esqueça os estereótipos dos filmes dos anos 80 e 90 no estilo “Obrigado por Fumar”, em que persuasão é usada como algo manipulador, uma vez que o produto é prejudicial para a sociedade.

Quando encontramos o nosso propósito e acreditamos no que fazemos, o discurso de venda nada mais é que nossa própria verdade levando ao cliente aquilo que ele realmente quer e precisa. E assim as vendas se tornam muito mais simples.

Vender é criar relacionamentos, trocar experiências e mostrar o valor do seu produto ou serviço atribuindo-os à necessidade de alguém. É mostrar o porquê de você estar ali e fazer o que você faz, e trazer soluções para aqueles que se identificarem com você.

Ainda assim, muita gente diz não gostar de vender – por timidez, por insegurança e até pela famosa síndrome do impostor (já falamos dela aqui!), em que pensamos ser (nós e nosso trabalho) uma farsa e esperamos “dar sorte” para fechar uma venda.

Porém, vender deve ser algo natural, principalmente para empreendedores. Sabe por que? Quem, melhor que você, para acreditar naquele negócio que está sendo construído? Quem melhor para falar sobre aquele produto ou serviço para o qual você dedica todo o seu trabalho e afeto? Você sabe, melhor que ninguém, cada etapa do processo e o amor que tem por trás do que você faz. Por que é difícil falar sobre ele?

Ser um bom vendedor significa acreditar em você e no seu trabalho, ouvir ativamente e perceber as necessidades dos seus clientes, e ter criatividade para transformá-las em oportunidades.

Ou seja, embora pareça já a conclusão, vender é o início de um novo processo que será responsável por manter as coisas girando no seu negócio. Dedicar-se a ele traz muitas vantagens que serão úteis no seu trabalho e te ajudarão a entender seus objetivos com mais clareza, e assim tornarão seu planejamento e sua tomada de decisões mais efetivos, e sua vida mais produtiva.

Como você conduz o processo de prospecção e vendas da sua empresa? Participe do workshop gratuito Money-Heart e conheça nossa forma de vender com o coração para vender muito mais e vender melhor!

compartilhe:

Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *