fbpx

Empreender para tímidos: como passar autoconfiança na hora da venda

Empreender para tímidos: como passar autoconfiança na hora da venda

A timidez é uma característica comum e bem conhecida entre nós. Segundo alguns psicólogos, as pessoas podem ser tímidas em alguns momentos e extrovertidas em outros, a depender das situações que trazem mais pânico, ansiedade ou conforto. Ou seja: ser introspectivo ou quieto em ambientes com mais gente pode ser algo normal sobre a sua personalidade, o problema é se essa condição se torna um empecilho na sua vida.

Falar em público, abordar potenciais clientes ou simplesmente estar em um ambiente com pessoas desconhecidas são situações que te trazem desconforto? Isso pode acabar trazendo problemas para a sua vida profissional, principalmente se você é um empreendedor e depende desse contato. Por isso, é importante entender a raiz dessa timidez: medo de errar, falta de clareza sobre o que você pode oferecer, o julgamento alheio, síndrome do impostor… Você já pensou nisso?

Para te ajudar a identificar e, quem sabe, superar sua timidez, aí vão algumas dicas para você praticar e observar seus comportamentos no dia a dia:

 

01

Invista seu tempo em autoconhecimento

Sim, nós repetimos o autoconhecimento quase sempre, e se ainda não está claro para você a importância dele, você deve buscá-lo A-GO-RA!

Qual é a raiz da sua timidez? O que você sente? Há algum assunto que te faça falar naturalmente, sem nenhuma ansiedade?

Faça perguntas para si mesmo e tente entender suas forças e fraquezas. Isso te trará mais clareza e te fará entender melhor até sobre seu negócio e a mensagem que você deseja passar para seus clientes.

LEMBRE-SE:

Lembre-se: ninguém é perfeito, algumas pessoas só se conhecem mais que outras.

 

02

Aceite ser quem você é

Se você tirou o autoconhecimento de letra, essa dica é tranquila: autoaceitação.

Você não precisa fingir um personagem extrovertido e animado se isso não faz parte da sua essência. Respeite-se, aceite-se e busque ferramentas e práticas que te façam sentir confortável.

É claro que é importante se desafiar, tentar e enfrentar seus medos, mas esse processo deve ser feito com calma e presença. Ele deve fazer sentido para você. Quanto mais você se força a ser algo diferente do que você é, mais difícil é essa mudança.

 

03

Venda para os outros, não para você

Você se sente desconfortável ao abordar pessoas desconhecidas ou pequenos públicos para vender seu produto e/ou serviço? Coloque-se no lugar de quem está ouvindo. Do que ele precisa? O que ele espera do seu trabalho? O que você tem a oferecer?

No momento da venda, deixe a timidez interna de lado e preocupe-se com a mensagem que está sendo transmitida e recebida pelo seu potencial cliente. Quando você percebe que o ato de falar em público é algo para o outro, e não para si mesmo, você aprenderá a lidar com esse desconforto de forma mais leve.

 

04

Separe a sua vida pessoal da profissional

Ter uma postura firme e confiante no momento de uma venda não significa que você deve ser super sociável e extrovertido em suas reuniões sociais ou eventos de família. Vender seu produto e/ou serviço de forma clara e atraente é parte do seu trabalho, mas isso não precisa se refletir na sua vida pessoal. Algumas pessoas são introspectivas quase sempre, e está tudo bem.

 

05

Cuidado com o egocentrismo

Você sabia que a timidez pode estar totalmente ligada a arrogância e ao egocentrismo? Isso porque muito da ansiedade em falar em público ou “aparecer” é causada pelo medo de errar, e a intenção (frustrada) de ser perfeito.

Por isso, atenção: você não é o centro do mundo! Pare de pensar que estão todos prestando atenção só em você – e nos seus erros – e permita-se falar, tentar, e, claro, errar. Afinal, somos humanos!

 

06

Não julgue os outros

E falando em se permitir errar, que tal entender que o outro também erra?

Julgar os comportamentos e opiniões alheias é um comportamento egoísta, além de abrir precedentes para que o outro fale de você também. É justo, certo?

O medo do julgamento das pessoas te deixa ainda mais ansioso na hora de falar em público? Pois comece por você e mude esse hábito.

 

07

Valorize seus momentos sozinho

Nada como um momento só seu para reforçar sua autoconfiança. Seja fazendo algo com o qual já esteja acostumado – assistir a sua série preferida, cozinhar ou praticar um hobby -, ou coisas novas, como viajar, fazer cursos e se reinventar.

Estar sozinho exercita sua descontração e sua criatividade, além de te ensinar a aproveitar (e amar) sua própria companhia.

 

Você sente que sua timidez atrapalha seu dia a dia? Consegue identificar a raiz do problema? Compartilhe conosco e vamos nos ajudar a entender nossas personalidades.

compartilhe:



2 comentários em “Empreender para tímidos: como passar autoconfiança na hora da venda

Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *