Negócios de sucesso vão além do campo profissional e dependem de pessoas bem-sucedidas e realizadas integralmente. Por isso, ao empreender, é fundamental olhar para dentro e trabalhar o autoconhecimento na mesma medida em que se trabalha o planejamento estratégico a empresa.
Uma das formas mais eficazes – e prazerosas – de mergulhar no processo de autoconhecimento é a leitura. É claro que hoje em dia há muito conteúdo interessante disponível na internet, mas, nada se compara ao bom e velho livro – ainda que lido online!
Confira abaixo 10 livros que são ‘must read’ para quem busca inspiração para transformar a vida profissional e pessoal:
01
Quem vai chorar quando você morrer?
Robin Sharma
Apesar de o título soar agressivo, o livro, do mesmo autor de “o monge que vendeu sua ferrari”, apresenta 101 lições para uma vida mais leve, plena e cheia de propósito. Entre elas estão rir mais, montar uma lista de pessoas admiráveis, mudar o mindset em relação aos fracassos, e outros passos simples e eficazes para mudar sua forma de enxergar a vida.
02
Por que fazemos o que fazemos
Mário Sergio Cortella
O filósofo, escritor e professor fala sobre tudo aquilo em que a gente se interessa: trabalho, propósito, valores… e o resultado da mistura de tudo isso. A abordagem científica de temas como realização, lealdade e motivação traz ao leitor diversas auto-análises interessantes. Um ótimo companheiro de cabeceira!
03
Aprendizados
Gisele Bündchen
Se você pensa que o livro de Gisele é só uma autobiografia de uma modelo famosíssima e cheia de sucesso, você está enganado. A ideia da top em seu livro é mostrar justamente quem está por trás de tudo aquilo que se vê: uma pessoa com fraquezas, erros, acertos, vícios, ambições… e aprendizados.
04
Propósito – A coragem de ser quem somos
Sri Prem Baba
O best-seller de Sri Prem Baba nos leva a entender vários processos que passamos desde a nossa infância para chegar ao que somos hoje. Ele sugere o resgate de hábitos de criança e a desconstrução de carmas e conceitos para clarear nossa mente sobre qual é, de fato, o nosso propósito na vida.
05
Vai lá e faz
Tiago Mattos
Em uma era em que está muito fácil fazer todas as coisas, o autor, futurista formado pela Singularity – a universidade erguida no Vale do Silício pelo Google em parceria com a Nasa, defende que negócios bem-sucedidos dependem apenas do mindset correto na hora de criá-lo, e da consciência das mudanças constantes que vivemos. Basta “ir lá” e fazer!
06
O design da sua vida – Como criar uma vida boa e feliz
Bill Burnett e Dave Evans
Se o design é tão importante e capaz de transformar seu negócio, por que não usá-lo para transformar sua vida? Essa é a proposta dos autores, referências do design, neste livro. A ideia é usar as mesmas ferramentas e desenvolver o mesmo pensamento que une a tecnologia, eficiência, beleza e praticidade para projetar uma vida mais feliz.
07
A startup de $100
Chris Guillebeau
Se você acha que empreendedorismo exige, necessariamente, um bom capital, este livro vai te ajudar a desconstruir esse conceito. O autor direciona o foco no propósito como motivação para se aventurar no mundo do empreendedorismo, mesmo que seu investimento não passe de cem dólares.
08
A coragem de ser imperfeito
Brené Brown
Como o próprio nome já diz, este livro nos motiva a enfrentar nossa vida com coragem para experimentar, abrir a cabeça e aceitar quem se é. O autor propõe reflexões sobre o fracasso, o medo e a vergonha e defende as incertezas e riscos da vulnerabilidade como verdadeiras demonstrações de coragem.
09
O poder do hábito
Charles Duhigg
A criação de hábitos novos e transformação de hábitos antigos pode impactar na sua produtividade e felicidade, influenciando completamente na saúde do seu corpo e, talvez, da sua empresa. O autor traz histórias e cases de sucesso de empresas e pessoas relevantes para provar a importância e influência do hábito, mesmo que pareça, a princípio, ser algo pequeno.
10
Grande magia – Vida criativa sem medo
Elizabeth Gilbert
A autora de Comer, Rezar, Amar muda um pouco o tema aqui para falar sobre criatividade, não só a partir da perspectiva profissional, mas da curiosidade e da coragem de se fazer o que ama. Com base em histórias diversas, suas e de seus amigos, ela nos incentiva a deixar o medo de lado para irmos atrás dos nossos sonhos e do que nos faz genuinamente felizes.