fbpx

De quanto tempo você precisa para explicar o seu negócio?

De quanto tempo você precisa para explicar o seu negócio?

Até que ponto o seu negócio é claro para você? Muitas vezes temos uma ideia que parece muito lógica dentro da nossa cabeça, mas que se torna um pouco mais complicada quando tentamos externalizá-la.

E isso pode acontecer, também, com a sua empresa. Você já se enrolou na hora de explicar para alguém próximo o que você faz, e teve a sensação de que nem a sua família entende muito bem a sua profissão?

Você está precisando de clareza.

Ter clareza em todo o processo de criação e consolidação da sua empresa é fundamental para que você consiga se orientar ao longo do caminho sobre onde você quer chegar, como e por quê.

Além disso, uma marca clara atrai as pessoas certas, que realmente entendem e são impactadas de forma efetiva pela sua mensagem de marca, e têm grande potencial de se tornarem clientes fiéis. A mesma lógica vale para fornecedores, parceiros, investidores, funcionários…

A clareza do seu negócio corta caminhos e torna o percurso mais leve e agradável. Faz você fazer melhores conexões: internas e externas.

 

Se você quer praticar essa clareza de forma profissional, destacamos os dois métodos mais usados e conhecidos no mercado. Escolha o que você mais gostar e experimente o exercício:

 

Elevator Pitch

Bem conhecido em todo mundo, o “discurso de elevador” tem como ideia elaborar um discurso que seja breve o suficiente para poder ser dito durante uma subida de elevador. Se você tivesse a chance de encontrar seu melhor cliente, investidor ou parceiro e tivesse apenas alguns minutos com ele, o que você diria?

Pecha Kucha

Em tradução livre, a expressão japonesa significa “bate-papo”, e a técnica consiste em uma apresentação de vinte slides, com vinte segundos disponíveis para cada um. Sim! São, ao todo, 6 minutos e 40 segundos para apresentar o seu negócio.

Para ter sucesso em ambas as técnicas, um bom truque é organizar perguntas e respostas principais que contam a história do seu trabalho em um parágrafo claro e sucinto. Por exemplo:

01

O que você faz?

Conte o core business da sua empresa. É a definição do que é o seu produto ou serviço.

02

Para quem?

Em um mundo ideal, quem é o seu cliente perfeito, o público que mais necessita ou busca o seu negócio?

03

Como você faz?

O diferencial do seu negócio é a forma com que você o faz, tanto no método utilizado quanto no valor agregado através de um conceito defendido pela sua empresa (ex: uma marca de roupas que atua de forma 100% sustentável).

04

Por que você faz?

Aqui é o espaço para contar o motivo pelo qual o seu sonho se tornou um plano de negócio. Fale sobre suas inspirações, motivações e valores.

Quer um exemplo? Aqui vai o meu:

Eu, Ana Lebear, tenho uma consultoria para pequenas empresas e empreendedores individuais e, através do método Empreender com Afeto, criado por mim, ofereço cursos e mentorias para aqueles que querem empreender de forma leve, porque eu acredito que todo mundo tenha o direito de brilhar e viver uma vida plena e equilibrada.

Monte seu parágrafo e tente ensaiar seu Elevator Pitch, ou se arrisque a criar vinte slides para uma possível apresentação Pecha Kucha.

Me conte: qual foi mais fácil?
E o mais importante: você sentiu mais clareza ao praticar?

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *