Vença a timidez para fazer vídeos para sua empresa ou marca

Vença a timidez para fazer vídeos para sua empresa ou marca

Você sabe que precisa fazer vídeos, mas não sabe como vencer a timidez… ter vergonha de aparecer é muito comum, e nesse post te ajudo a se livrar deste bloqueio!

Em tempos de virtualização de praticamente todos os produtos e serviços que conhecemos, os consumidores têm buscado cada vez mais enxergar o que está por trás das empresas que aparecem nas redes sociais.

Após a onda da automatização, voltamos à era da personalização e do cultivo de relacionamentos. As pessoas estão à procura de conversas e trocas verdadeiras, e são esses atributos os principais no momento da decisão de compra.

E o que isso tem a ver com a sua empresa? O risco de desaparecer em meio a tanta informação que circula hoje em dia na internet. O risco de você estar escondida e não apresentar que por trás de todo o seu trabalho e afeto, existe o sonho de uma pessoa. Existe você.

Ou seja: você deve aparecer. Isso não significa apenas colocar uma foto no seu site contando sua história. Você deve aparecer com frequência nas redes e ser vista como a porta-voz da sua empresa.

 

Parece muito complicado? Siga os passos abaixo e prepare-se para se surpreender com o potencial de conversão dos vídeos pessoais no seu plano de comunicação:

01

Comece nos stories

Você pode até hesitar, mas a forma mais fácil de começar é pelos stories do instagram. A boa notícia é que hoje a ferramenta oferece milhares de filtros e elementos para deixar seu vídeo muito mais dinâmico.

Lembre-se de ignorar todos os julgamentos (de dentro e de fora)!

02

Planeje seu discurso

Saber exatamente o que você quer falar vai te ajudar a tornar sua fala mais fluida e a não se perder no meio do discurso.

Por isso, planeje sua mensagem criando uma espécie de roteiro do seu vídeo. A ideia aqui não é ter que decorar um texto (e nem é esse o resultado que queremos!), mas sim seguir uma orientação do que você deve dizer.

03

Não se preocupe com os equipamentos

Se você é do tipo que ainda não começou a gravar seus vídeos porque sente falta de um equipamento de iluminação melhor, uma câmera profissional ou um microfone de lapela, pare agora!

Invista na luz do sol contra o seu rosto, a câmera de selfie ligada nos stories e voilà! O elemento principal do seu vídeo, antes de qualquer ferramenta, é você!

04

Sinta-se confortável com sua aparência e tom de voz

A autoestima e a autoconfiança são essenciais na hora de falar na frente das câmeras.

Isso não significa que você deve se maquiar, se não quiser. O que importa é você se sentir 100% confortável com a sua imagem, e isso será perceptível também na sua voz. Use um tom forte e sonoro que mostre que você sabe do que está falando. Quanto mais confiante você se sentir, mais confiança você transmite para a sua audiência.

05

Aposte na legenda

Em um mundo de segunda, terceira e quarta tela, muita gente navega nas redes sociais entre uma tarefa e outra, para checar se há algo importante, e acaba pulando os vídeos por não poder (ou querer) aumentar o som para entender do que se trata. Além disso, é sempre importante pensarmos em como tornar nosso conteúdo mais inclusivo e acessível.

Se você não quer transcrever todo o seu discurso nos stories, até para manter o tom natural da ferramenta, destaque apenas as palavras e frases chave para que sua audiência saiba o assunto do vídeo.

Se você já está craque e quer levar seus vídeos para o feed, IGTV ou até para o youtube, veja como legendar seu vídeo neste link.

06

Esteja sozinha

Como tudo na vida, para obter melhores resultados nos seus vídeos, você precisará praticar. É perfeitamente normal sentir um pouco de vergonha ao começar e, por isso, julgamentos não são bem-vindos!

Escolha um local em que você possa gravar seus vídeos com tranquilidade, sem interrupções, e quantas vezes quiser.

07

Não se compare!

Por último, mas não menos importante. Na verdade, esta é uma das dicas principais!

A comparação é sua maior inimiga em todo o processo de empreender, mas se comparar na produção de conteúdo só vai te fazer criar algo baseado em outros propósitos, que não traduzem a sua essência.

Não perca seu tempo vendo o que e como seus concorrentes estão falando, e não se baseie em marcas grandes, já consolidadas no mercado, para planejar a sua comunicação.

Agora que você já sabe como fazer, COMECE! A prática te levará à perfeição e logo a produção de vídeo se tornará uma etapa natural do seu plano de comunicação.

Você já faz vídeos para a sua empresa? Quais são as principais dificuldades que você encontra nesse processo? Me conte!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado.