fbpx

Seis práticas comuns que podem afundar seu instagram

Seis práticas comuns que podem afundar seu instagram

Você já deve ter visto por aí – e talvez até tentado – vários truques duvidosos para crescer seu perfil no instagram. Já se perguntou se eles, realmente, funcionam?

Esses truques são apresentados e vendidos como se existisse uma receita de bolo capaz de tornar seu perfil mais relevante. Porém, se estamos falando de redes sociais, é difícil que estratégias automáticas, padronizadas e, digamos, pouco sociais, sejam efetivas, certo?

Antes de tudo, é importante entender que crescer seu instagram não deve ser diretamente associado ao aumento do número de seguidores, mas sim de um crescimento integral que engloba a consolidação e ampliação da sua comunidade (ou seja, os seguidores reais e fiéis ao seu perfil), engajamento (o grau de interatividade entre você e sua audiência a partir do seu conteúdo) e, finalmente, a conversão (os seguidores que realmente se tornam clientes). Afinal, de nada adianta um número de seguidores de cinco dígitos se no final do mês eles não te garantirem nenhuma venda.

Por outro lado, existem detalhes muito sutis que às vezes não prestamos atenção, e podem afetar a relevância do nosso perfil, seja no formato dos posts, a escolha do conteúdo, a formatação do perfil, etc.
 

Separamos abaixo seis práticas comuns que podem ser completamente prejudiciais ao seu instagram. Fique de olho!

 

01

Fazer sorteios

Os sorteios tem se tornado super populares no instagram porque são um jeito sagaz de ganhar seguidores: em troca do produto que será sorteado, o participante deve seguir o perfil, curtir a foto e, ainda, marcar amigos para que participem também.

Porém, há dois motivos para desistir de vez dessa prática:

A primeira, e mais importante, é que, segundo as normas do Instagram, sorteios desse tipo são proibidos. Ou seja, você corre o risco de ser banido pela própria rede. Já o segundo motivo é mais ligado à estratégia: será que todos esses novos seguidores são potenciais clientes que se identificam com seu conteúdo, ou estariam eles apenas interessados em participar do sorteio?

Muitas vezes, os novos fãs vão embora logo após os resultados, mas normalmente nem aqueles que permanecem trazem engajamento ao seu perfil.
 

02

Pagar robots

Os robots são plataformas pagas de automação para perfis de Instagram. A função deles é fazer aquele que deve ser o seu trabalho nas redes: interagir com perfis que possam se identificar com seu conteúdo. Em modo automático, os robots curtem, comentam, enviam mensagens e seguem uma lista de perfis baseada nos targets escolhidos por você.

Parece uma boa ideia? Pois não caia nela! Essa prática viola as regras de uso do Instagram, que não deixa barato para quem usá-la. Caso a rede detecte atividades excessivas no seu perfil (muitas interações em um mesmo espaço de tempo), ela qualquer tipo de interação por um período determinado. Além disso, pouco a pouco sua audiência se torna totalmente desconhecida, e de nada adianta ter seguidores se você não mantiver uma relação próxima com eles.
 

03

Usar hashtags erradas

Ao contrário do que muita gente pensa, as hashtags funcionam, sim! E são super aliadas para dar mais relevância ao seu conteúdo. Elas levam abrangem a audiência do seu post à um público diretamente interessado ao tema.

Porém, alguns errinhos na hora de escolher as hashtags podem acabar derrubando sua estratégia, além de desperdiçar seu post. Por isso, evite usar hashtags genéricas, que não te direcionam ao público certo, ou aquelas muito grandes, ou seja, que tenham um número de menções muito alto, para que seu conteúdo não se perca no meio de tantas publicações. Além disso, não lote seu post de hashtags! Embora o máximo permitido por post seja de 30 tags, o ideal é usar em média 5, sempre buscando aquelas mais específicas, que tenham realmente a ver com a sua mensagem.
 

04

Não aproveitar os stories

Já falamos muitas vezes sobre a importância de deixar a timidez de lado e se jogar nos seus stories, certo?

Eles são um jeito fácil e efetivo de criar – e manter – um relacionamento duradouro com a sua audiência. É o canal para você se apresentar, mostrar seu dia a dia, e levar o público para mais perto de você.

Hoje em dia há diversos truques e táticas para deixar seus stories mais bonitos e eficazes (inclusive, temos dicas de app aqui).
 

05

Cair no “sigo de volta” ou “follow by follow”

Uma das práticas mais antigas quando o assunto é tentar angariar novos seguidores se trata em seguir um grande número de pessoas pedindo para que elas te sigam de volta. Porém, é mais uma tática que traz pessoas que não estão interessadas no seu conteúdo, mas sim querem ganhar movimento em seus perfis. E o resultado é o mesmo dos erros anteriores: seus números podem até aumentar, mas serão pessoas distantes do seu público ideal, que não terão conexão com você e com sua mensagem, e, por fim, não serão convertidas em vendas.
 

06

Não aproveitar a bio

O Instagram oferece (quase) tudo que você precisa para ter um perfil eficaz e atrativo, basta aproveitar seus recursos. Um deles é a bio. Seja específico e claro ao completar a sua: não esqueça de colocar seu nome, para facilitar ser encontrado nas buscas, e explicar na descrição, de forma sucinta, o seu trabalho e deixe um call to action para seu site e/ou outro link que você queira compartilhar. A sua bio é, literalmente, a primeira impressão aos que visitam o seu perfil. Capriche!
 
Seria ótimo se existisse uma receita de bolo simples e eficaz para aumentar seus seguidores de modo efetivo, né? Mas também tiraria a graça do instagram, uma vez que todos os perfis teriam a relevância duvidosa. Por isso, fique de olho para não cair nas armadilhas da rede e foque em criar conteúdos de qualidade, estar sempre atento às necessidades de sua comunidade e, principalmente, seja sociável!
 

O resultado vem – seja ele em forma de seguidores ou de conversão!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *