fbpx

Personal Branding 101: por onde começar a sua marca pessoal

Personal Branding 101: por onde começar a sua marca pessoal

Você já ouviu falar em personal branding? Ele nada mais é que a criação de uma marca pessoal, que vai além dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Em outras palavras, o personal branding tem o objetivo de promover a sua imagem pessoal, e assim fortalecer seu posicionamento e agregar valor ao seu negócio.

Nos dias de hoje, principalmente graças às redes sociais, o público é cada vez mais curioso e interessado em histórias, experiências reais, contadas por pessoas. Por isso, as empresas que se demonstram mais transparentes e pessoais são aquelas que chamam mais atenção desse público. E daí vem a importância de promover sua marca pessoal, e então vinculá-la ao seu negócio.

Ter uma marca pessoal não significa ficar famoso, mas sim construir uma postura profissional e consistente por trás do trabalho que você oferece. Por isso, deixe de lado a ideia de que aparecer nas redes sociais é ‘coisa de influenciador’ e torne-se um porta-voz daquilo em que você mais acredita, o que inclui a sua empresa!
 

Destacamos abaixo os cinco passos para começar a investir em si mesmo e trabalhar seu personal branding. Não é tão difícil como parece:

01

Autoconhecimento: entenda quem você é

Um dos passos principais, o processo de autoconhecimento permite que você encontre um equilíbrio maior na sua vida e enxergue com mais facilidade sua relação com seu trabalho, seus ideais, objetivos e sonhos.

Na criação de uma marca pessoal, ele é importante para te ajudar a definir a sua mensagem e te lembrar sempre da sua essência, e, assim, te dá mais segurança para comunicá-las.
 

02

Mostre-se ao mundo e Seja visto

Tenha a internet e as redes sociais como suas melhores amigas. Atualize seus perfis de acordo com seu discurso e sua mensagem, produza conteúdo e interaja com potenciais clientes para ganhar cada vez mais relevância. Aproveite as diferentes plataformas presentes na internet para divulgar a sua experiência e o seu conhecimento na sua atividade: que tal criar vídeos, podcasts ou até cursos com a sua assinatura? Pouco a pouco, seu nome começará a ser associado ao serviço.

Além disso, use as redes sociais como forma de fazer networking. Ou seja, esteja presente, crie relacionamentos e faça parcerias de conteúdo com profissionais que tenham a ver com o seu perfil, e assim vocês acabam trocando experiências e, claro, clientes em comum.
 

03

Esteja disponível, mas valorize-se

É bem importante que você esteja presente e disponível para quem se interessar pelo que você tem a dizer, porém, saiba entender quais projetos têm, de fato, a ver com seus objetivos.

Criar relacionamentos forçados ou projetos incoerentes com o seu conceito podem acabar dificultando o entendimento ou enfraquecendo sua mensagem. Valorize-se!
 

04

Mantenha seu posicionamento

Seja consistente e fiel ao seu posicionamento e à sua mensagem. Está tudo bem mudar de ideia, mas não deixe que a internet ou o mundo exterior mude a sua essência.

Defenda suas opiniões, e trabalhe por ideias e conceitos em que você acredita e que condizem com a sua verdade pessoal e profissional.
 

05

Conte com uma consultoria

Sempre falamos da importância de uma consultoria em diversas etapas do processo de empreendedorismo. Isso porque um olhar 360 graus de um profissional especializado te ajuda a enxergar com mais clareza as oportunidades e caminhos a seguir de acordo com os seus objetivos. Em um desenvolvimento de Personal Branding funciona da mesma forma: a consultoria de ajuda a unir seu posicionamento e seus objetivos pessoais e profissionais em uma coisa só, e usar esses atributos de forma coerente para transformá-la na sua marca.

A criação de uma marca pessoal não deve ser um obstáculo (nem para os tímidos!) uma vez que se trata de você mesmo comunicando seus próprios valores e ideais. É um modo eficaz de personalizar sua atividade e fortalecer seu posicionamento.
 

Você trabalha a sua marca pessoal? Como você acha que ela agrega valor ao seu negócio? Compartilhe!

compartilhe:

Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *