Instagram: o melhor aliado na sua comunicação – e nas suas vendas

Instagram: o melhor aliado na sua comunicação – e nas suas vendas

Redes sociais, desde o início dos anos 2000, costumavam ir e vir, crescer e diminuir, mas desde que o Zuck (Mark Zuckerberg) chegou no mercado, a coisa mudou. Após mudar completamente o cenário das redes com o facebook, Zuckinho já mostrou que de comunidade e longevidade nas redes ele entende e suas redes (dentre elas hoje estão o Facebook, Whatsapp e Instagram), sem dúvida vieram para ficar e para mudar o mercado. Com um valor estimado em 111 BILHÕES de dólares americanos, Mark já deu sinais de reconhecer que o grande potencial de suas redes hoje em dia está no Instagram. Desde o lançamento dos Stories, e, agora, seu primo mais novo Reels, é com o Instagram que Zuck elimina as ameaças de novas redes (aconteceu com o snapchat e agora é a vez do TikTok sucumbir aos avanços do Instagram).

Mas chega de falar de negócios que o papo de hoje é sobre como VOCÊ pode se beneficiar da rede e da influência do Instagram. Com 1 bilhão de usuários ativos por mês, o instagram tem mais de 500 milhões de usuários acessando a plataforma diariamente e publicando mais de 100 milhões de fotos e 400 milhões de stories por dia.

É muita coisa, né?

E as empresas – com razão – aproveitam a onda. No segmento da moda, por exemplo, 98% está no Instagram. Não é por acaso: ter uma ferramenta de impulsionamento de marca com facilidade e a abrangência do Instagram é um pote de ouro. É a chance de contar a história da marca de forma criativa, estar exatamente onde os clientes estão e, ao mesmo tempo, gerar conexões e criar relacionamentos efetivos e duradouros.

Nós, como empreendedores, também precisamos usar essa ferramenta para impulsionar o nosso negócio!

Pense como consumidor e responda a essas três perguntas:

  1. Você segue pelo menos uma marca no Instagram?
  2. Você já procurou na rede empresas que oferecem determinado produto ou serviço antes de comprá-lo?
  3. Você já teve algum desejo de compra manifestado através da plataforma?

Você provavelmente respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas (falemos a verdade: para as três!), mas você não está sozinho. Segundo estudos, 90% dos perfis no Instagram seguem pelo menos uma marca (e, não canso de repetir, você também é uma marca!) e a grande maioria dessas pessoas vê as marcas que estão na rede como mais populares, criativas, divertidas e comprometidas com suas comunidades. Além disso, 83% dos usuários do Instagram costumam descobrir novos produtos e serviços na plataforma.

A verdade é que já faz tempo que a popularidade do Instagram só aumenta e, pelo jeito, Mark Zuckerberg não vai deixar esse crescimento parar. Em 2019, a rede faturou uma média de 20 bilhões de dólares. Faz sentido, né? Ficou claro por quê você deve incluí-lo de uma vez por todas como peça-chave na sua estratégia de comunicação e vendas?

Está mais do que na hora de deixar de ver o Instagram como um passatempo e começar a usá-lo com estratégia: como ferramenta para melhorar sua relevância no mercado, esclarecer seu diferencial e, consequentemente, aumentar seu alcance e suas vendas. Aqui no blog temos vários posts sobre Instagram para negócios!

Não deixe a confusão ou o desconhecimento te impedir de encontrar e cativar o seu público ideal na internet. Leve seu instagram a sério e você verá os resultados 🙂

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado.