fbpx

5 dicas para quando faltar motivação para vender

5 dicas para quando faltar motivação para vender

Você já sentiu um tipo de desconforto ou desmotivação forte quando estava bem perto de fechar uma venda? Essa falta de motivação pode ser atrelada a vários fatores, mas que geralmente podem ser associados a diferentes tipos de insegurança: medo da compra não ser efetuada, auto-pressão sobre a qualidade do seu produto, ansiedade em relação à satisfação do cliente, e até um olhar de impostor (leia este post para entender melhor sobre isso!).

Embora essa seja uma situação comum ao começar a empreender, ela pode ser muito prejudicial a médio e longo prazo, pois te fará perder oportunidades de venda, acumular uma autocobrança em relação ao seu trabalho, e, ainda, comprometer sua autoconfiança como vendedor.

Sendo assim, é hora de prestar atenção para que este não se torne um comportamento repetido na sua vida como empreendedor, certo? Quando isso acontecer, ressignifique esse sentimento com as cinco dicas abaixo:

01

Lembre-se do seu propósito

É normal a rotina pesar, as dúvidas surgirem e você, mesmo sabendo que ama o que faz, se sinta um pouco perdido e sem foco. Quando isso acontecer, pare, respire, e tente voltar um pouco no tempo. O que te fez chegar onde você está? Quais motivos te fizeram seguir e se dedicar ao seu sonho? Relembre-se de quando você começou e pense no seu propósito e no afeto por trás do trabalho que você faz hoje.

Foi com esse sentimento que você chegou até aqui. E é ele quem vai impulsionar sua determinação para que você chegue ainda mais longe. Confie na sua essência e acredite no processo.

02

Mostre-se ao mundo e Seja visto

Seja confiante: ninguém sabe melhor sobre seu produto do que você;
Sua desmotivação pode estar relacionada com uma certa ansiedade na hora de vender? Procure identificar os motivos (este texto pode te ajudar: mude seu mindset para aumentar suas vendas) e ressignificar esse processo.

Você é o melhor porta-voz e vendedor do seu produto ou serviço. Você sabe sobre a dedicação, o valor agregado, e tudo o que o torna tão especial. Ou seja: ninguém melhor que você para vendê-lo, certo? Confie no seu negócio, no seu produto/serviço e em você!

03

Lembre-se da importância desse cliente – e como você esperou por ele

Você se lembra dos momentos em que você torcia para aparecer um cliente interessado na compra? Pois bem! Não deixe que a desmotivação e a ansiedade te paralisem quando essa oportunidade de venda finalmente chegar. Respire fundo, retome o processo e siga em frente: a venda não deve ser vista como um desafio, mas sim como uma recompensa pela sua dedicação e capacidade.

04

Crie recompensas simbólicas para cada venda bem sucedida

E falando em recompensa, que tal se dar um sinal de auto-amor quando a venda for concluída? Já falamos aqui no blog sobre como é importante ter uma percepção positiva em relação às vendas, que é geralmente baseada na associação de experiências e sensações positivas que tivemos no passado. As recompensas são uma forma de desenvolver essa percepção.

Pensando nisso, a cada venda que você fizer, faça-se um agrado. Vale uma ida à sorveteria, uma compra online ou simplesmente uma noite de autocuidado, com uma taça de vinho e velas aromáticas. Pratique a gratidão, reconheça seus méritos e valorize cada sucesso!

05

Defina suas metas para planejar suas vendas

Você sabe, exatamente, quantas vendas precisa fazer no mês? A falta de clareza em relação a sua meta pode ser um dos motivos do seu desconforto na hora da venda, pois o lucro parece distante e inalcançável – o que provoca sua desmotivação.

Por isso, é importante ter um planejamento estruturado que te oriente em direção a essas metas, para que você possa entender quantas vendas são necessárias no mês (e no ano) e até quais produtos podem ser mais estratégicos para alcançá-las. Isso tornará seu processo de venda menos nebuloso e complicado.

Só de ler essas dicas já dá para se sentir um pouco mais motivado, não dá? Basta aprender a enxergar o ato de vender como algo positivo. O processo de vendas deve ser prazeroso e descomplicado, e isso tornará seu trabalho e a sua vida muito mais leves e equilibrados.

Tenha este post sempre à mão para quando sentir que está precisando de uma dose de motivação!

compartilhe:


2 comentários em “5 dicas para quando faltar motivação para vender

  1. Lana on

    Ana! A cada passo vejo que meu grande problema é traumas com venda, todos seus materiais vão me ajudando a compreender pouco a pouco,
    obrigada!

    Responder

Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *