fbpx

Quarentena, Home-Office e Produtividade

De repente, o inesperado. Coronavírus, quarentena. Muitos países já estão com comércio fechado, muitas escolas já suspenderam as aulas e você fica se perguntando: o que fazer com sua empresa nesse período tão atípico?

É um período diferente para todos. Quem é novo na arte de trabalhar de casa vai precisar se adaptar a essa nova forma de produzir, mas para falar a verdade até para quem já é expert em home-office é uma fase diferente. Pode ser que você tenha crianças em casa, isolamento social, pode ser que suas vendas caiam neste período, são tantos fatores que a cabeça pode começar a rodar!
 

Mas calma, fique tranquilo! Preparamos um Guia passo a passo para você se manter com os pés no chão e produtivo em tempos tão difíceis!

 

01

Calma e flexibilidade

são imprescindíveis em tempos atípicos

DICA:

Evite passar o dia todo acompanhando as notícias, isso só vai aumentar sua ansiedade.

O momento é diferente do que você planejou. Para todo mundo. Faz parte. Tentar manter sua rotina, produtividade e vendas no mesmo padrão que você sempre teve só vai te gerar ansiedade e frustração. Procure acolher este momento como um convite a agir diferente e, com isso, pensar o seu negócio de forma diferente.

Crie espaços para calma e tranquilidade no seu dia, você pode usar esse tempo designado para ouvir música, meditar, cozinhar, tomar um banho mais longo ou ler. Se você tem filhos procure incluí-los neste tipo de atividade – ou não, depende da sua capacidade de realmente relaxar quando eles estão envolvidos na atividade 😉

DICA:

Evite passar o dia todo acompanhando as notícias, isso só vai aumentar sua ansiedade.

02

Planejamento Pessoal e Profissional

para conseguir fazer tudo o que é realmente necessário

Procure planejar seu dia logo de manhã ou no dia anterior. Separe os horários em que você vai trabalhar na sua empresa e os momentos em que você vai trabalhar na sua casa ou relaxar. Fazer tudo junto não vale! É importante combinar esses horários com as pessoas que dividem a casa com você. Vai trabalhar de manhã, quem fica com as crianças? Vai cozinhar de tarde, quem vai ao mercado? Pequenos gestos acompanhados da devida comunicação podem diminuir em muito o estresse neste momento.

03

Divisão de espaços

rotina nova, espaços reinventados

Se você não está habituado a fazer home-office ou se seus filhos não estão em casa enquanto você trabalha normalmente, se você passa os dias sozinhos ou se normalmente tem uma ajuda que precisou dispensar por causa da quarentena, sua vida está diferente, sua rotina é outra e por isso você precisa repensar seu espaços. Deixar um quarto da casa para trabalho, montar um cantinho de brinquedos ou um ateliê permanente na cozinha podem fazer uma grande diferença e evitar que a casa inteira vire bagunça!

DICA:

Lembre-se que o espaço físico onde você se encontra tem grande poder sobre o seu estado mental, procure compartimentar os ambientes da sua casa definindo algumas atividades específicas para cada canto.

 

04

Foque no essencial

para sua empresa e para a sua vida

Se você for trabalhar, defina 3 prioridades para o dia e foque primeiro nessas tarefas. Se você tiver tempo de executar essas e mais outras, ótimo, mas não se proponha desde o início do dia a realizar tanto, lembre-se: tempos difíceis pedem flexibilidade! Faça a mesma coisa no seu planejamento doméstico e familiar, selecione 3 atividades principais para fazer no dia e foque nesses itens primeiro!

 

05

Esteja presente virtualmente

para se sentir próximo de quem importa

Procure agendar encontros virtuais com seus familiares, reuniões online com seus clientes ou até um happy hour virtual com os membros da sua equipe!

Se mantendo socialmente ativo através de chamadas por vídeo você evita a ansiedade e ainda põe o papo em dia! Que tal fazer uma chamada de vídeo com aquele amigo que você não encontra há tempos? Aproveite a quarentena para botar o papo em dia!

DICA:

Passar o dia nas mídias sociais não tem o mesmo efeito! Procure fazer chamadas por vídeo, assim a interação é real e social também! Chamadas em grupo também são uma ótima ideia!

 

05

Criatividade para que te quero

reinventar, ressignificar e aproveitar o melhor desse momento

Ficou sem faxineira? Quer inventar uma atividade diferente com as crianças? Porque não juntar as duas coisas em uma atividade lúdico-educacional e criativa?! Precisou fechar seu estúdio e está sem contato com seus aluno? Que tal fazer uma aula ao vivo aberta a todos no instagram? Vai fazer alguma coisa em casa e está se sentindo sozinho? Chama aquele amigo ou familiar para te acompanhar virtualmente!

O importante é fazer o possível para seguir as recomendações e viver esse tempo com leveza. Isso também vai passar, pense no longo prazo! Logo você poderá voltar às suas atividades regulares e quando isso acontecer é bom que você esteja descansado e reenergizado! Não deixe de checar regularmente (por telefone!) nos idosos de sua família, e leve sua saúde mental a sério! Se precisar de ajuda, chame!

 

E aí? Gostou das dicas? Como está sendo a quarentena de vocês? Deixa um comentário aqui e vamos socializar 🙂

compartilhe:

4 comentários em “Quarentena, Home-Office e Produtividade

    • Mônica Assunção on

      Ótimas dicas ,
      Aqui estou aproveitando para rever planejamento pessoal e da empresa, estudar um pouco e colocar algumas coisas em ordem.
      De fato, temos que cuidar do psicológico e com as notícias que chegam e acreditar que tudo vai passar .

      Responder

Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *