fbpx

6 passos para ter um negócio sustentável para você

6 passos para ter um negócio sustentável para você

A palavra ‘sustentabilidade’ vem de ‘sustentare’, de origem latina, que significa sustentar, apoiar e conservar. De uns anos para cá, esse conceito se tornou muito popular entre empresas, pessoas e até governos. Mas sempre associado apenas ao meio ambiente.

E não está errado. Se estamos falando em sustentar e conservar, faz sentido pensarmos em ecologia. Se ser sustentável significa garantir o equilíbrio, o retorno e a circulação de energia, práticas e empresas mais preocupadas com reutilização de recursos são agentes importantes nesse cenário. E essa pauta vem ganhando força: segundo uma pesquisa feita no ano passado, 42% dos brasileiros estão mudando hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente, e 73% dos consumidores garantem estarem dispostos a gastar um pouco mais em produtos e serviços que compartilhem dessa preocupação.

Mas será que sustentabilidade no seu negócio tem a ver somente com ecologia?

Não, não é “só” isso 🙂

Quando falamos em equilíbrio e sustentação de recursos, devemos lembrar que não estamos falando apenas dos recursos naturais externos. No seu negócio, seu tempo, seus funcionários, sua mente e seu corpo são recursos muito importantes que fazem toda a máquina da sua empresa girar.

De nada adianta se autodeclarar sustentável por reduzir o uso de plástico ou digitalizar processos para diminuir o lixo produzido na empresa, se você ainda trabalha em jornadas exaustivas, não mantém um bom relacionamento com a sua equipe ou se você se deita à noite sentindo a cabeça pesar com tantos problemas.

Está faltando o tal equilíbrio, certo?

Sustentabilidade é equilíbrio e renovação de energias – a do ambiente, da comunidade e sua. Tem a ver com qualidade de vida, para você e para todos ao seu redor.

Que tal inserir pequenos hábitos para que seu negócio seja mais sustentável no seu dia a dia?

01

Repense sua alimentação

O nosso corpo é uma máquina que precisa do combustível certo para funcionar. Por isso, nossa alimentação está diretamente ligada a nossa energia e bem-estar.

Isso não significa que você deve mudar sua dieta cem por cento de um dia para o outro, mas sim que é hora de ter mais consciência de todo o seu processo de alimentação.

Você dedica um tempo para as refeições ou come correndo, na frente do computador? Você se concentra no momento presente para sentir os sabores e receber aqueles nutrientes? Você se preocupa com o que está ingerindo? Você separa um tempinho na sua agenda para planejar e preparar suas refeições?

Cuide melhor da sua alimentação e você verá melhoras em diversos aspectos da sua vida.

02

Compre com consciência

Se você costuma comprar muito, talvez seja interessante incluir esta pergunta no seu dia a dia: dentre as últimas cinco coisas que você comprou, você precisava de todas elas? Todas as compras devem nos trazer felicidade, e não serem feitas para preencher algum vazio.

Nós bem sabemos que somos influenciados diariamente por marcas nas redes sociais e muitas vezes acabamos comprando por impulso.

O problema é que esse hábito pode afetar negativamente ou estar relacionado a outros departamentos: angústia por desperdício de dinheiro, energia parada em casa, a sensação de usar aquela compra para suprir uma falta, etc.

Procure ser mais consciente na hora de comprar, fazer uma listinha de desejos para as coisas do dia a dia que você se interessa e listas de compras quando for ao mercado. Diminuir o consumo é ser sustentável!

03

Faça a energia girar

Junto aos novos hábitos de compra, mude também a perspectiva sobre o que você já tem. Você realmente precisa de tudo?

Organizar limpezas periódicas nos seus armários e na sua casa é um ótimo jeito de fazer a energia girar. Desfaça-se e doe de tudo aquilo que você não usa ou não gosta mais.

Roupas, acessórios, materiais de escritório, objetos de decoração e tudo aquilo que não fizer mais sentido estar ali. Nós mudamos tanto sempre, é normal que as nossas coisas deixem de combinar conosco, certo? Além disso, aquele casaco parado no guarda-roupa há anos pode ser muito bem-vindo para alguém!

04

Cuide da sua mente

Sua mente é um dos recursos mais importantes da sua vida e do seu negócio, e eventuais desequilíbrios podem influenciar em todas as coisas que você faz. Por isso, dê mais atenção ao seu bem-estar mental. Medite, faça atividades físicas, consuma conteúdos que agreguem à sua vida e esteja rodeada das pessoas certas.

Neste post você confere ótimas dicas de aplicativos que podem te ajudar nesse processo.

05

Perceba-se como parte do todo

Quando falamos em sustentabilidade, falamos em consciência coletiva. Cada vez mais entendemos que cada um de nós é uma parte de um todo que só funciona bem quando está em harmonia. Usufruímos dos mesmos recursos, vivemos no mesmo meio-ambiente, e é nosso trabalho buscar esse equilíbrio entre todos nós. Isso significa que olhar para o outro é olhar para si mesmo também.

Já ouviu falar que ‘gentileza gera gentileza’? Pois é, e assim também funciona com a alegria, a educação, a empatia, etc..

06

Cuide das pessoas ao seu redor

E se estamos falando em autocuidado e em coletividade, estamos falando sobre cuidar, também, do outro. Sua família, seus amigos, sua equipe e toda a comunidade em seu entorno influenciam e são influenciados por você de alguma forma, e ter harmonia entre todos é fundamental. Valorize aqueles que estão com você e por você, apoiem-se, cuidem-se e busquem sempre fazer essa corrente crescer cada vez mais!

 

Como andam esses hábitos na sua vida? Dá pra se considerar uma pessoa sustentável? Vale lembrar que reduzir o uso de plástico, optar por materiais recicláveis, economizar recursos naturais, é claro, são atitudes que você pode – e deve – ter. Mas você deve lembrar que o ciclo é ainda maior!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *