fbpx

Mensagem de marca: o que é e porque ela realmente importa

Mensagem de marca: o que é e porque ela realmente importa

Você com certeza já viu por aqui algo relacionado à mensagem de marca. Falamos sobre ela quando o assunto é conteúdo das redes sociais, prospecção de vendas, triagem de clientes… Enfim. Falamos de mensagem de marca em tudo, porque ela deve estar presente em todas os processos do seu negócio.

Já comparou duas empresas na compra de um mesmo produto, e acabou escolhendo uma delas por ter se identificado mais com o conceito da marca, seu conteúdo nas redes sociais ou a forma com que ela se posiciona no mercado, mesmo que isso em nada reflita na qualidade do produto em questão?

O segredo por trás dessa escolha é a mensagem de marca. Ela é o fio condutor do posicionamento do seu negócio, expressando seus valores, ideais e tudo aquilo em que você acredita e quer transmitir dentro da empresa. A mensagem de marca está sempre relacionada à sua vida ou experiência à do seu seguidor.

Mas ela vai muito além do conteúdo das redes sociais. A definição da mensagem de marca é essencial durante os processos de prospecção e fidelização de clientes, pré e pós venda, etc.

Mensagem de marca é otimização de tempo

Trabalhar sua mensagem de marca economiza seu tempo e seu trabalho. Isso porque, sendo a alma da sua comunicação, ela te ajuda na hora de criar seu conteúdo e definir suas estratégias. Ainda que os temas variem de acordo com o tempo, circunstâncias externas e o momento da empresa, a essência da comunicação permanece, e te guia na criação das conversas necessárias.

Além disso, ter uma mensagem de marca clara atrai o público certo, pois é através dela que se cria a identificação. Isso economiza orçamentos sem retorno, clientes com expectativas diferentes sobre o seu serviço, etc. E é o ponto de partida para a fidelização de seus clientes.

Seja fiel à sua verdade

A mensagem de marca faz com que você seja percebido como um todo condizente. Ou seja, ela deve ser cem por cento coerente com tudo aquilo que você acredita, diz e faz. Daí a necessidade de criar uma mensagem diretamente ligada aos seus valores e ideais como pessoa.

Cada vez mais vemos empresas que se afundam no próprio posicionamento ao agirem de forma incoerente. Em tempos de redes sociais e conexão vinte e quatro horas por dia, os seguidores e clientes exigem, além de transparência, verdade.

Porém, embora seja um processo delicado, a definição da mensagem de marca não deve ser um bicho de sete cabeças para nós, que empreendemos com afeto. Isso porque em negócios feitos com o coração, a mensagem reflete nossa própria verdade. Ela transmite tudo aquilo que há por trás dos nossos produtos e serviços: nós. E temos muito a compartilhar sobre nossa vida e nosso trabalho.

Mas é normal mudar de ideia. Com certeza você não é mais a pessoa que era há cinco anos, por exemplo. Será, então que pode acontecer o mesmo com a sua mensagem de marca?

A verdade é que sim, você pode mudar muito ao longo do crescimento do seu negócio. No entanto, a mensagem deve transmitir a sua essência e seus ideais – pontos mais difíceis de mudar, certo? É claro que conceitos são diariamente reconstruídos e, se opiniões e emoções podem mudar, e sua mensagem de marca pode sofrer algumas mudanças também. O importante, porém, é que ele se mantenha sempre fiel à sua verdade.

Sua mensagem de marca é clara para você e seus seguidores? Você percebe uma identificação maior e até a fidelização de clientes atraídos por ela? Conta pra mim nos comentários!

compartilhe:


Entre na conversa!

Deixe seu comentário ▽

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *